domingo, 28 de junho de 2009

"CANSADO DE CORRER NA DIREÇÃO CONTRÁRIA"

Sou estudante de filosofia Védica desde 1993, logo se alguém já ouviu falar dos Vedas, sabe que ainda sou uma criança, um neófito em tais assuntos. Mas, sinto-me inclinado a compartilhar o quase nada que sei.

Nós estamos (todos nós), cada dia mais perplexos e isso se manifesta de várias formas, uns fecham os olhos, outros abrem de mais e passam a viver a vida dos outros e não sua própria; mas muitos nesse exato momento estão fugindo e o curioso é notar que em sua fuga desatinada a perplexidade e o desespero aumentam pois começam a se dar conta de que não há para onde fugir.

Outro aspecto curioso é que alguns,até fingem (muito bem por sinal) que estão bem, e que "A VIDA É BELA". São atores e atrizes dignos de Oscar, Oscar não... Palma de Ouro no festival de Cannes. Não me entendam como fatalista ou pessimista. Minha experiência trabalhando há 19 anos com adolescentes me dá alguma credibilidade para revelar esses fatos, isso somado as minhas leituras do que tem ocorrido ao redor do mundo.

As pessoas estão sofrendo e causando sofrimento. Não acho o mundo ruim, apesar das misérias incontestáveis presentes nele, como a doença e a morte, das quais não vi ninguém escapar. O mundo enquanto nave temporária que no momento ocupamos está sendo utilizado de forma inadequada. Há milênios utilizamos tudo que há no mundo para o nosso prazer, nos sentimos os senhores, os controladores e veja para onde essa atitude tem nos levado - a degradação progressiva do planeta e das pessoas, isso é real, o planeta já começou a reagir.

Como disse no início, eu sou ainda um principiante no estudo dos Vedas, uma palavra de uma língua antiga que significa CONHECIMENTO. Existem outros sistemas filosóficos que tentam elevar o ser humano da plataforma da ignorância à plataforma do conhecimento. Não estou aqui pra levantar a bandeira de UM sistema filosófico específico. O que intenciono, como principiante e "ex-fugitivo", é convocar as pessoas a se permitirem parar e abrir os olhos, pararem de fugir e com isso pretendo estimular a busca pelo conhecimento.

Entre as formas de vida no planeta, a forma humana é a mais adequada para a investigação filosófica, sair da ignorância e se projetar a uma plataforma de conhecimento pode parecer doloroso e difícil no começo, mas nós já fugimos tempo demais (nós como humanidade)e essa atitude não nos levou a lugar algum. Por que não tentar buscar as respostas, o poeta "maldito" para muitos, CAZUZA, em uma de suas composições, diante da perplexidade que a morte representa para muitos e diante de sua própria morte iminente, disse: "CANSADO DE CORRER NA DIREÇÃO CONTRÁRIA". Isso me fez pensar; em 1989, essa frase ficou ecoando na minha cabeça por muito tempo, eu estava terminando o 2o grau (hoje ensino médio) e estava perplexo. Lembro como se fosse hoje, a capa da revista com a foto de um Cazuza esquelético com a seguinte manchete "VÍTIMA DA AIDS AGONIZA EM PRAÇA PÚBLICA". "CANSADO DE CORRER NA DIREÇÃO CONTRÁRIA", essa frase me impactou e me fez ir como num jogo de videogame à fase/frase seguinte "MAS SE VOCÊ ACHAR QUE EU ESTOU DERROTADO, SAIBA QUE AINDA ESTÃO ROLANDO OS DADOS".

Por mais tolo que possa parecer para intelectuais ou pseudo-intelectuais, eu entendi aquela frase como um provocação saudável. Assim, eu que andei insistentemente, ou melhor corri desatinadamente numa direção que só aumentou minha perplexidade e meu vazio existencial, decidi mudar de rumo, eu queria acreditar que não estava derrotado porque os "dados" da vida ainda estavam rolando. Iniciei uma busca voraz pelo conhecimento, fiquei perdido no meio de tantas teorias muitas vezes contraditórias mas a persistência, o não ter mais para onde ir ou fugir, me levaram a encontrar "UMA AGULHA NO PALHEIRO". Procure a sua ou continue fugindo. A escolha é sua, essa é talvez a liberdade que temos - abrir ou fechar os olhos. "Living is easy with eyes closed".

Hyljoss Angelo (Hrsikesa Krsna Dasa) msn: angelosouza72@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário