Acabei de chegar do banco, hoje deveria ser dia de pagamento, DEVERIA? É, uso esse tempo verbal porque o meu salário não foi depositado. Talvez amanhã, quem sabe. O que deixa perplexo é que a instituição que "deveria" realizar meu pagamento hoje tem um altíssimo nível de exigência, fatores como pontualidade presencial e também pontualidade na produção de materiais necessários para o seu bom funcionamento. Lidamos com o público nessa empresa. E diga-se de passagem um público que em geral por estar pagando pelo nosso serviço nos trata, a mais das vezes, com desprezo e algumas vezes até com desrespeito e agressividade.
Então, volto às minhas perplexidades, eles pagam pelo serviço, exigem uma performance de excelência na oferta do nosso produto de maneira grosseira, só que o pagamento não aconteceu hoje, quando deveria acontecer, fico aqui tentando entender essa lógica e acho que minha limitação intelectual não consegue alcançar. Na minha cabecinha, se eu exijo pontualidade, eu "deveria" ser pontual. Mas, acho que deve ser limitação intelectual minha para entender esse postulado filosófico.
O que eu entendo e sinto na pele, são as implicações disso na vida particular de outras pessoas. Por exemplo, a senhora que cuida do meu filho esperava receber hoje seu pagamento, ela depende disso pra sobreviver, fez planos de comprar alguma coisa hoje pra sua casa, possivelmente até comida, mas por conta do meu não recebimento do salário eu vou ter que daqui a pouco dizer pra ela: olha não vou te pagar hoje como eu havia prometido porque minha empresa também não me pagou. Para uma pessoa que não é cínica, essa situação vai me deixar bastante desconfortável.
Ainda tem o moço do transporte escolar, que por sinal está com uma filhinha bem pequena, nasceu há pouco tempo. A ele também vou ter de comunicar que o pagamento dele não será feito no dia combinado porque meu pagamento também não saiu no dia combinado, espero que ele não tenha feito planos pra comprar leite pra filha com esse dinheiro e espero que ele consiga transportar meu filho de forma tranquila e "profissional" mesmo sem ter recebido o seu pagamento.
Mas talvez amanhã o pagamento seja efetuado, existe sim essa possibilidade, mas vou passar uma noite nessa expectativa e pensando - e se eu não receber o pagamento amanhã? O desgate psicológico da vergonha de não ter honrado com meus compromissos hoje e a ansiedade pela certeza de só saber se o dinheiro estará na conta amanhã já começa a me incomodar, mas eu tenho de deixar tudo isso de lado, encerrar esse texto e voltar para a preparação dos materiais pro meu trabalho, amanhã tenho de estar disposto e sorridente, como diz o ditado popular antes tarde do que nunca, ou no meu caso antes um pagamento atrasado do que nenhum.
Para quem, vive no mundo cor-de-rosa, isso pode não fazer o menor sentido, mas essa é a vida como ela é. E ainda me dizem que isso não pode ser mudado,acho que vou dizer isso pra moça que cuida do meu filho e pro moço do transporte, talvez eu comece assim: a vida é assim mesmo, o mundo não vai, nem quer ser mudado e numa mudança bruca de assunto, típica dos indiferentes e cruéis, posso perguntar: vocês viram que emocionante o sepultamento do faraó ontem? Talvez eles esqueçam que vão chegar em casa com os bolsos vazios.
Contudo, pelo que me conheço, vou olhar para eles no fundo dos olhos pedir desculpas e sair cabisbaixo, me perguntando: eu pertenço a esse mundo?
Hrsikesa
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário