
Sou professor desde 1990, tempo o bastante para fazer algumas reflexões sobre a eduação em nosso país. Falarei aqui sobre alguns temas que considero importantes nessa ordem: conteúdos, alunos, professores. Eu poderia elaborar um artigo altamente refinado, citando pensadores, filósofos da educação, mas preferi me deter à experiência que atinge a todos e deixar a pergunta, até quando isso vai durar?
Conteúdos, são praticamente os mesmos da época em que estudei, eu me perdi uma questão numa prova de português na 4a série por não saber o diminutivo de raiz (radícula), uma palavra fundamental para o nosso vocabulário e utilizada com uma frequencia bastante alta, eu sei que você sempre houve alguém falando que vai regar as radículas da árvore. Eu, realmente, é que era um estudante desleixado e não sabia que rídicula, ou melhor, radícula era a resposta certa. No ensino médio eu estudei logaritmo, trigonometria, matrizes, genética, pilhas, eletricidade, balaceamento de equações químicas, coisas extremamente úteis pra uma pessoa que estava decidida a prestar vestibular para Letras, o que me surpreende é a utilidade desses conteúdos no meu cotidiano, por exemplo, eu preciso de logaritmo pra saber se meu salário de professor vai ser suficiente para pagar as contas. Calculo rapidamente utilizando a fórmula da tangente, como desviar de assuntos que me desagradam e a fórmula da co-secante para não perder muito peso com minha dieta vegetariana. Eu nunca teria entendido direito o filme Matrix se não tivesse profundo conhecimento de matrizes, também uso muito quando jogo xadrez, se não fossem as matrizes minha vida seria medíocre, inclusive na questão de cultura geral, estava em uma festa social outro dia e falava-se sobre Michael Jackson, gripe suína, José Sarney e matrizes, imagina se eu não dominasse o assunto, ficaria deslocado. Graças à genética e os cruzamentos das ervilhas, não precisei de exame de DNA pra saber que meus filhos são meus filhos, é só calcular, imagine esse povo todo que paga exame de DNA para confirmar a paternidade, acho que não estudaram biologia direito no ensino médio, e certamente perdem a oportunidade de xingar no trânsito quando alguém comete um erro - seu ácido desoxirribonucleico!! Isso é como dar um tapa na cara do outro motorista imprudente. Sem estudar pilhas, em química, eu não saberia trocar as pilhas dos brinquedos do meu filho, as pilhas da minha lanterna quando vou acampar, as pilhas do relógio de parede da cozinha, imagina quanto transtorno eu teria se não fosse meu mestre de química ter me apresentado um assunto tão importante como "pilhas", até a galerinha mais jovem que eu utiliza o assunto quase todo dia: tem sempre alguém botando pilha pra que algo aconteça. Por fim, o que seria de mim se eu não soubesse balancear equações químicas, seria difícil manter o equilíbrio emocional para o exercício profissional, imagina um advogado, ele precisa balancear equações químicas o tempo inteiro: o juiz, o cliente, a outra parte da lide. Os advogados mais bem sucedidos sabem balancear bem equações química, especiamente quando entram outros elementos na equação que precisam de uma doação pra fazer a equação funcionar como os oficiais de justiça, os serventuários. Então acho que já convenci os leitores da importância e da necessidade de não mudarmos os conteúdos escolares. A vida seria um caos, o MEC seja louvado.
Alunos, percebendo a importância dos conteúdos que estão estudando, na sua maioria demonstram interesse e motivação, além dos mais são pessoas fortes, fico impressionando que com o caos que vivem muitos deles em casa, não deixam isso afetar as relações interpessoais, eu nunca vi um aluno em todos esses anos dar as costas pra mim, ficar lendo algum livro durante a minha aula, conversar em voz alta no fundo da sala, agir como se eu não existisse e depois falar sorridente comigo pelos corredores e me dar tapinhas nas costas, isso eu nunca vi acontecer graças a Deus. Isso porque o tema da aula é sempre interessante e na faculdade passamos cinco anos estudando como sermos animadores de auditório, pra quem não sabe temos disciplinas pra isso entre elas: Técnicas de Sílvio Santos I e II, metodologia do ensino a partir das teorias de Augusto Liberato (Gugu I)e a mais importante de todas: Didática Global das Telenovelas, fora os vídeos que assistimos durante a disciplina Metodologia do Ensino dos programas de Fausto Silva, quem dava essa disciplina era um professora chamada Márcia (esqueci o sobrenome) que hoje apresenta um programa de televisão com grande audiência. Assim, com toda essa informação e com contéudos significativos todos os meus alunos sempre participaram e se interesseram pelas minhas aulas.
Os professores, como profissionais reconhecidos e pagos com dignidade, são extremamente dedicados ao que fazem, ganham o suficiente para se reciclar e investem bastante em livros, cursos, e o melhor de tudo, isso não os deixa com o orçamento apertado, durante as aulas sempre passa um funcionário para oferecer um chá, café ou água, isso levanta a auto-estima de qualquer um, e os elogios, estes vêm no mínimo na mesma proporção das críticas que por sua vez são sempre feitas de maneira respeitosa e educada. Eu tive a oportunidade de ser tutor de 70 professores no ano de 2008, fiquei impressionado. Eles chegavam no horário pontualmente, não dormiam durante às aulas, e nunca saíam sntes que eu terminasse a aula, nunca ouvi um telefone celular tocar durante a aula, o mais incrível era a sede de conhecimento, boa parte do grupo que já estava próximo de se aposentar e não utilizaria aquela reciclagem por muito tempo, alguns meses talvez, mas dava pra perceber no empenho e na participação deles a vontade de saber, ignorando completamente que o curso poderia trazer um aumento de 10% no salário deles, eles não davam a mínima para isso.
Concluindo, nossa educação é perfeita nas esferas particular e pública e o reflexo disso está nos nossos representantes totalmente dedicados, preocupados com o bem estar da população, como é tranquilo saber que nossos impostos são revertidos de forma tão equilibrada e justa para o bem-geral, agora imagina essa geração que está aí, farão do nosso país o paraíso na Terra, eu me permitam a falta de modéstia vou poder bater no peito e dizer: foram meus alunos!!!
DE REPENTE o despertador toca e eu acordo, é tão desagradável estar tendo um sonho bom e acordar com barulho de despertador. Bom, preciso levantar prometi a um amigo que escreveria um texto sobre educação, então vamos lá: a educação no país passa por uma fase...
Hrsikesa Krsna Dasa (Hyljoss Angelo de Souza)
contatos para shows: angelosouza72@gmail.com
angelosouza72@hotmail.com
Posso também tomar conta de adolescentes (entre 13 e 19 anos) nos períodos matutino ou vespertino, a fim de que os pais possam trabalhar com tranquilidade para a construção do nosso país em desenvolvimento (número máximo de alunos por grupo 50, acima disso pode haver um acréscimo no valor). Experiência de 19 anos comprovada em carteira e formação acadêmica na UFBA.
Ironia Floresceu! Você se superou! Adoro você meu irmão de luta!
ResponderExcluir